Relevo

A América apresenta um relevo com aspecto simétrico. A O, ao longo da costa do Pacífico, nota-se a existência de uma cadeia de montanhas recentes, orientadas no sentido norte-sul. No Centro o relevo é formado por extensas planícies, enquanto a E. predominam as cadeias montanhosas gastas pela erosão.

1. Montanhas. Do Alasca à Terra do Fogo, estende-se uma cadeia contínua formada pelas Montanhas Rochosas e pela Cordilheira dos Andes, onde se encontram numerosos vulcões (Alasca, México, Chile). Toda a costa O da América é afectada, com frequência, por sismos.

2. Planícies. Tanto na América do Norte como na América do Sul, a parte centrela do continente é formada por uma larga bacia de drenagem, onde correm extensos rios. A pradaria canadiana é drenada, a norte, pelo Mackenzie e seus afluentes. a E pelo Saskatchewan; a bacia do Mississípi estende-se por todas as planícies centrais dos EUA. Na América do Sul, a bacia do Orenoco e a do Amazonas prolongam-se, ao sul, pela do Paraguai-Paraná.

3. Os planaltos antigos formam o relevo da parte este das duas Américas. O antigo soco do escudo canadiano é ladeado, a  E, pela cadeia hercínica dos Apalaches, que se prolonga, ao Sul, até ao golfo do México. Na América do Sul, o Amazonas separa o planalto das Guianas do Brasil e o planalto da Patagónia une-se aos Andes na extremidade sul do continente.”