Clima

América do norte:

As zonas desérticas da América do Norte localizam-se nas montanhas Rochosas e na península da Califórnia com clima tipo tropical e subtropical, quentes e secos. O clima subtropical temperado, com inverno seco e verão chuvoso, ocorre na bacia do Mississippi e a sudeste dos Estados Unidos. Nas costas do Pacífico predomina o clima mediterrâneo que se transforma em clima oceânico temperado-frio nos litorais do noroeste dos Estados Unidos e do oeste do Canadá. O noroeste dos Estados Unidos e a maior parte do Canadá e do Alasca têm clima de tipo continental, mais frio. A franja setentrional da América do Norte e toda a ilha da Groenlândia apresentam clima polar, muito frio e seco.


América Central:

O clima equatorial apresenta temperaturas altas e constantes e um regime pluviométrico abundante e regular, caracteriza a ampla faixa constituída pelo leste da América Central e as ilhas do Caribe, áreas que recebem a umidade trazida pelos ventos alísios. Nas costas orientais da América Central e nas ilhas do Caribe estende-se uma zona de clima tropical quente, com estação úmida no verão e seca no inverno devido à influência dos ventos alísios.

América do Sul:

O clima equatorial encontrado na faixa Amazônica apresenta temperaturas altas e um regime pluviométrico abundante. Ao norte e ao sul da bacia amazônica estende-se uma zona de clima tropical quente, com estação úmida no verão e seca no inverno. As zonas desérticas da América do Sul, muito secas e com grandes diferenças diárias de temperatura, localizam-se no litoral norte do Chile e a noroeste e sudeste da Argentina, onde os desertos são frios. No litoral peruano o clima é tropical e subtropical.O clima subtropical temperado, com inverno seco e verão chuvoso, predomina nas partes central e oriental da Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no sul do Brasil. Predomina o clima mediterrâneo no centro do Chile, que se transforma em clima oceânico temperado-frio na área sul e na Terra do Fogo.