Componentes do Grupo

Bem Vindos!

Hidrografia

América do Norte:

A principal característica do continente são os Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Com uma área total de 250.000km², eles incluem as famosas cataratas do Niágara.

O principal rio é o Mississippi, com uma bacia de 4.600.000km² que percorre os Estados Unidos de norte a sul, seus principais afluentes são o Missouri, o Arkansas e o Ohio. Nas encostas dos Apalaches nascem os rios Hudson, Delaware, Susquehanna e o Potomac, que deságuam no Atlântico. No oeste os rios mais importantes são o Colúmbia e o Colorado. No Canadá há vários lagos glaciais, como o Winnipeg, o Grande Lago do Urso, o Atabasca, o Manitoba e o Grande Lago do Escravo. Outros rios importantes são o São Lourenço, Frazer, Mackenzie e Nelson, no Canadá, e o Yukon, no Alasca. Entre os rios do México, o maior é o rio Grande.


América Central:

Os rios de maior curso da América Central desembocam no Caribe, enquanto os menores desaguam no Pacífico. Há três grandes lagos: Nicarágua, Manágua e Gatún.


América do Sul:

As bacias do Amazonas, do Orinoco e do Paraná banham, em conjunto, uma área superior a 11.000.000km². O maior sistema é o formado pelo rio Amazonas e seus afluentes, entre eles alguns de grande extensão, como o Negro, o Juruá, o Purus e o Madeira. Também merecem destaque os rios São Francisco, no Brasil, e o Magdalena, na Colômbia.

A maior parte dos lagos sul-americanos fica nos Andes e o maior deles é o Titicaca, o mais alto lago navegável do mundo, entre a Bolívia e o Peru. Na faixa atlântica, os dois maiores são o Maracaibo, na Venezuela, e a lagoa dos Patos, no Brasil.


Vegetação

América do Norte:

Devido à dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática, os principais são: 
Tundra: Tipo de vegetação que desenvolve a partir do degelo, é composto por liquens, musgos, ervas e arbustos de baixa estatura, isso proveniente do clima frio com invernos longos e rigorosos. 
Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado, caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes, as florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias e musgos, e presença de cedros, carvalho e pinheiro. 
Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semi-árido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem, devido a essa adversidade, a composição vegetativa é bastante restrita com a presença de gramíneas e ausência de árvores. 
Vegetação desértica: desenvolve em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México, e também na região do rio Colorado. O clima é desértico, por isso é seco durante todo o ano. 
Savana: ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre abaixo de 10ºC nas estações do outono e inverno. 
Vegetação de montanhas: Devido à altitude a temperatura tende a cair, assim, apresenta clima parecido com o clima frio, quanto à cobertura vegetal existem poucas formas presentes. 
Ausência de vegetação: ocorre em regiões da América do Norte que possui temperaturas muito frias, ou seja, polar. Essa adversidade climática não permite o desenvolvimento de nenhuma forma de vegetação.

 

América Central:

Nas áreas montanhosas mais elevadas, além de uma vegetação herbácea gigante, dominam ciprestesjuníperos e pinheiros (araucária). A florestasubtropical, muito rica em formações arbóreas, onde predominam as lianas,bromeliáceas e orquideas, é tipica das terras situadas a altitudes médias (1.000 a 1.800m). Nas regiões de transição entre a floresta tropical e a subtropical crescem associações vegetais dos dois tipos, enquanto nos planaltos áridos da GuatemalaHonduras e El Salvador a cobertura florística compõe-se principalmente de arbustos raquíticos, plantas xerófitas e cactos. Finalmente, nas áreas localizadas abaixo de 600m surgem as formações tropicais, ricas em palmáceas (especialmente a Attalea cohune), além do caucho (Castilloa elastica) e do acaju (Swietenia mahogany).

 

América do Sul:

A cobertura vegetal é complexa, especialmente nos planaltos e nas áreas em que ocorrem diferenças de precipitação pluviométrica. As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica, onde constitui a Hiléia, a faixa atlântica brasileira, desde o Nordeste até Santa Catarina, e a franja litorânea do Pacífico, entre os golfos de Guayaquil e Maracaibo.

Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte doplanalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco, ao sul da Bolívia, norte da Argentina e oeste do Paraguai.

Existem vastas áreas de campos e savana. Característicos da bacia do Orinoco são os lhanos (llanos), denominação local das savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semi-árido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam também uma vegetação estépica úmida, no arco que circunda a região platina, seca no oeste e no planalto da Patagônia. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e nordeste da Argentina.


Relevo

A América apresenta um relevo com aspecto simétrico. A O, ao longo da costa do Pacífico, nota-se a existência de uma cadeia de montanhas recentes, orientadas no sentido norte-sul. No Centro o relevo é formado por extensas planícies, enquanto a E. predominam as cadeias montanhosas gastas pela erosão.

1. Montanhas. Do Alasca à Terra do Fogo, estende-se uma cadeia contínua formada pelas Montanhas Rochosas e pela Cordilheira dos Andes, onde se encontram numerosos vulcões (Alasca, México, Chile). Toda a costa O da América é afectada, com frequência, por sismos.

2. Planícies. Tanto na América do Norte como na América do Sul, a parte centrela do continente é formada por uma larga bacia de drenagem, onde correm extensos rios. A pradaria canadiana é drenada, a norte, pelo Mackenzie e seus afluentes. a E pelo Saskatchewan; a bacia do Mississípi estende-se por todas as planícies centrais dos EUA. Na América do Sul, a bacia do Orenoco e a do Amazonas prolongam-se, ao sul, pela do Paraguai-Paraná.

3. Os planaltos antigos formam o relevo da parte este das duas Américas. O antigo soco do escudo canadiano é ladeado, a  E, pela cadeia hercínica dos Apalaches, que se prolonga, ao Sul, até ao golfo do México. Na América do Sul, o Amazonas separa o planalto das Guianas do Brasil e o planalto da Patagónia une-se aos Andes na extremidade sul do continente.” 

Clima

América do norte:

As zonas desérticas da América do Norte localizam-se nas montanhas Rochosas e na península da Califórnia com clima tipo tropical e subtropical, quentes e secos. O clima subtropical temperado, com inverno seco e verão chuvoso, ocorre na bacia do Mississippi e a sudeste dos Estados Unidos. Nas costas do Pacífico predomina o clima mediterrâneo que se transforma em clima oceânico temperado-frio nos litorais do noroeste dos Estados Unidos e do oeste do Canadá. O noroeste dos Estados Unidos e a maior parte do Canadá e do Alasca têm clima de tipo continental, mais frio. A franja setentrional da América do Norte e toda a ilha da Groenlândia apresentam clima polar, muito frio e seco.


América Central:

O clima equatorial apresenta temperaturas altas e constantes e um regime pluviométrico abundante e regular, caracteriza a ampla faixa constituída pelo leste da América Central e as ilhas do Caribe, áreas que recebem a umidade trazida pelos ventos alísios. Nas costas orientais da América Central e nas ilhas do Caribe estende-se uma zona de clima tropical quente, com estação úmida no verão e seca no inverno devido à influência dos ventos alísios.

América do Sul:

O clima equatorial encontrado na faixa Amazônica apresenta temperaturas altas e um regime pluviométrico abundante. Ao norte e ao sul da bacia amazônica estende-se uma zona de clima tropical quente, com estação úmida no verão e seca no inverno. As zonas desérticas da América do Sul, muito secas e com grandes diferenças diárias de temperatura, localizam-se no litoral norte do Chile e a noroeste e sudeste da Argentina, onde os desertos são frios. No litoral peruano o clima é tropical e subtropical.O clima subtropical temperado, com inverno seco e verão chuvoso, predomina nas partes central e oriental da Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no sul do Brasil. Predomina o clima mediterrâneo no centro do Chile, que se transforma em clima oceânico temperado-frio na área sul e na Terra do Fogo.

Território Americano

A América é a segunda maior massa de terra do planeta, após a Ásia, com uma área aproximada de 42 189 120 km². Estende-se desde o oceano Ártico, no norte, até o cabo Horn (56º S de latitude), no sul. O seu extremo oriental encontra-se na Groenlândia, no Nordostrundingen, enquanto que o extremo ocidental fica a 172º E de longitude, na ilha de Attu, nas Aleutas.
A América compõe-se de dois subcontinentes (ou continentes, caso não se considere a América um continente único): a América do Norte e a América do Sul. Segundo as teorias de deriva continental e das placas tectônicas, ambas as massas teriam permanecido separadas por milhões de anos. Após a divisão de Gondwana e Laurásia, ter-se-iam movido até suas atuais posições, unidos pela América Central (considerada parte da América do Norte), de início um arco insular e, posteriormente, uma ponte de terra surgida pela ação das placas tectônicas. O ponto mais estreito desta ponte é o istmo do Panamá, formado há três milhões de anos. Outro arco insular, as Antilhas (também consideradas parte da América do Norte), constituem-se em outra conexão entre os dois subcontinentes. Do ponto de vista geopolítico, costuma-se considerar o Panamá em sua totalidade como parte da América do Norte.
A maior parte da América do Norte jaz sobre a Placa Norte-americana, embora porções da Califórnia e do oeste do México estejam sobre a Placa do Pacífico, com a Falha de Santo André a separar as duas placas. A América do Sul assenta-se sobre a Placa Sul-americana. O Caribe e o sul da América Central estão sobre a Placa do Caribe.